Controle Remoto RF

image_pdfimage_print

Uma das coisas mais fascinantes no mundo da eletrônica é a capacidade de controlarmos coisas à distância, usando principalmente ondas eletromagnéticas, ou seja, ondas de Rádio Frequência, as quais nos permitem realizar o controle à distância mesmo que existam barreiras entre o transmissor e o receptor.

Abaixo segue um esquema eletrônico de um simples, porém eficiente, sistema de controle remoto. Este sistema foi testado e aprovado por nossa equipe.

 Circuito_HT12D_HT12E

Imagem obtida do site www.msseletronica.com

Este usa o par de circuitos integrados HT-12E e HT-12D. A função destes dois componentes é de codificar um sinal digital, no transmissor, e decodificar esse sinal no receptor.

O HT-12E realiza a codificação do sinal e transmite a informação aplicada nas quatro entradas de dados (pinos 10, 11, 12 e 13). A codificação é feita nos pinos de endereços (pinos de 1 a 8). A informação aplicada nas entradas são convertidas em sinal serial e enviadas ao módulo transmissor por meio do pino 17. O envio da informação se dá quando o pino 14 (TE) é ligado ao terminal negativo da fonte de alimentação (GND), caso esse pino permaneça ligado ao negativo, as informações serão continuamente enviadas.

O HT-12D é responsável por decodificar a informação recebida pelo módulo receptor. Para que ele reconheça a informação vinda de um determinado transmissor, é preciso que os pinos de endereço (pinos de 1 a 8) estejam ligados da mesma forma como nos pinos de endereços do HT-12E. A informação é retirada através dos pinos 10, 11, 12 e 13 e em cada um desses pinos poderão ser instalados os circuitos ou dispositivos que pretenderá controlar.

Os pinos de endereços, tanto do HT-12E quanto do HT-12D, podem ficar soltos ou podem ser ligados ao terminal negativo da fonte (GND). Se, por exemplo, ligarmos os pinos 1, 3 e 5 do HT-12E ao GND, teremos que fazer o mesmo no HT-12D, ou seja, ligar os pinos 1, 3 e 5 ao negativo também, desta forma um reconhecerá a informação transmitida pelo outro.

Abaixo você pode ver a imagem e os pinos dos módulos transmissor e receptor:

TRANSMISSOR

RECEPTOR1

Estes dois módulos são muitos simples de serem encontrados em lojas de componentes eletrônicos e possuem ótima autonomia na transmissão do sinal.

Alimentados com 5V e sem colocar antena o alcance superou os 12 metros nos testes que realizamos.

Agora aproveite a sua criatividade e elabore seus projetos de controle remoto baseados neste artigo. Poderão ser criados carros, aeromodelismo, robôs, máquinas controladas por computador a distância e inúmeras outras ideias que você possa está fazendo uso deste interessante sistema.

Abaixo o endereço do site onde encontramos os circuitos integrados e os módulos:

http://www.msseletronica.com/produtos/controle-remoto/55/#topo

Gostou deste conteúdo? Quer muito mais assuntos interessantes e úteis? Então faça uma doação ou torne-se um colaborador e apoie esta obra.

 





apoia-se

10 comentários sobre “Controle Remoto RF

  1. valeu por ter me respondido… então sobre meu projeto consegui fazer baseado nesse seu projeto sendo que meu primeiro projeto não funcionou defeito era no meu transmissor e no recptor não prestava então comprei outro kit diferente e funcionou no meu Ht12e usei um resisto de 750k é no Ht12d um de 47k funcionou usei 3.7 volts encada sem antena funcionou perfeitamente 25 metros pegava perfeito sem antena mas só conseguia apagar o Led… mas valeu

    1. Gostei de ver Nelson 😉

      Para fazer acender o LED ao invés de apagá-lo, basta ligar o ânodo do LED ao positivo e o cátodo a um resistor de 220 Ohms e este a um dos quatro pinos de dados do HT12D.

      Obrigado por compartilhar tua experiência! 😀

  2. só funciona com 5v.. e o resistores tem vários projetos na Internet varia os resistores já tentei com 1M, 750k on no transmissor enfim nem um projeto que vi não consigo montar por favor se vc me poder da umas dicas onde eu posso ter errado também usei no meu projeto 7 volts

    1. Olá Nelson!

      Para o modelo de receptor RX usado neste artigo a tensão segura recomendada pelo fabricante é de 5V.

      Teria como nos enviar o esquema do teu projeto pelo e-mail vanderleialves@vandertronic.com para podermos analisar?

      Os resistores usados no HT12E e no HT12D são para a determinação da frequência de operação.

    1. Olá Peter!

      De acordo com nossas experiências, não indico estes módulos para a finalidade que pretende. Um par de módulo RXTX para a transmissão de vídeo deve ter pelo menos 900MHz de frequência de operação. Posso te indicar o RXTX Lawmate de 1,2GHz.

      É isso ai 😉
      Qualquer dúvida pode entrar em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *